Pages

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Autor da Semana - Jostein Gaarder


     Hoje é terça feira! ebaaa! Ou seja, dia de Autor da Semana, um novo quadro aqui do blog que visa falar um pouco sobre algum autor, seja ele(a) nacional ou internacional, algo que não vi em, outros blogs.


O autor de hoje é Jostein Gaarder:


     O que dizer de Jostein Gaarder? Bom, poderia começar falando da maneira com que ele escreve, ou dos melhores livros, mas vou deixar isso para o próximo parágrafo e resumí-lo em uma única palavra: Surpreendente.


     O primeiro livro que li dele foi O Mundo de Sofia, eu tinha uns 15 anos e comecei a ler esse livro como um desafio, já que ele é muito grande, e nem sabia quem era Jostein Gaarder, porém não imaginava que este nome iria permanecer na minha memória por tanto tempo. Tudo bem, mas por que? Simplesmente porque O Mundo de Sofia tem o final mais surpreendente que eu já li, e passei esses últimos 3 anos procurando sem sucesso algum que o superasse. Eu sei que não estou aqui para falar de um livro, mas citei O Mundo de Sofia porque este livro mostra o quão criativo Jostein Gaarder é.


     Em geral os livros dele têm um tom um pouco infantil, mas isto não é regra, pois ele mostra que sabe escrever muito bem assunto para pessoas mais maduras, que é o que encontramos no seu livro estréia O Pássaro Raro.


     Agora falarei um pouco sobre a vida do autor. Ele é Dinamarquês e formado em Filosofia e Teologia, e notamos a filosofia muito presente em O Mundo de Sofia e a teologia presente em O Livro das Religiões.


Suas principais obras são (com alguns comentários meus):
     - O Pássaro Raro (1986)  já li
     - O Dia do Coringa (1990) já li
     - O Mundo de Sofia (1991) já li
     - A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken (1993)
     - Através do Espelho (1993) morro de vontade de ler
     - Vita Brevis (1996) já li
     - Maia (1999) parei na metade
     - O Vendedor de Histórias (2001)  li o começo
     - A Garota das Laranjas (2003)


     Essa é minha opinião sobre Jostein Gaarder e espero que vocês tenham gostado desse novo quadro e aguardo vocês na próxima terça feira. O próximo autor será Agatha Christie. :)


Jostein Gaarder

Um comentário:

Mireliinha disse...

Olá!

O único livro desse autor que tive oportunidade de ler foi O Mundo de Sofia :D
Lembro que adorei o livro... Achei muito interessante! *-*

:*
Mi
Inteiramente Diva

Postar um comentário

Deixem um comentário, é super rápido e me deixa muito feliz :)

E se possuir um blog ou site deixe o link dele que eu dou uma passadinha lá :D