Pages

sábado, 4 de janeiro de 2014

Resenha - Seis Coisas Impossíveis de Fiona Wood


Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada...
E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito.
Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como:
1. Beijar a garota.
2. Arrumar um emprego.
3. Dar uma animada na mãe.
4. Tentar não ser um nerd completo.
5. Falar com o pai quando ele liga.
6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí...

Estou realmente começando a gostar de livros narrados por garotos em primeira pessoa. E Dan Cereill teve grande influência nisso. 

Ele tem quatorze (quase quinze) anos e depois de ver a família ir à falência e seu pai se revelar gay, Dan muda-se com sua mãe para uma casa herdada de sua tia-avó (casa essa, aliás, que está tombada pelo patrimônio historio). Herdou também Howard, o cachorro.

É nesse plano de fundo que as seis coisas impossíveis de Dan se desenrolam conforme ele vai se adaptando a nova vida. Nova escola, onde ele tenta não ser tão nerd e ao mesmo tempo não ser notado. Nova casa, que possui um forte fedor de xixi de cachorro e é cheia de velharias. O novo estado emocional de sua mãe, divorciada e falida que está tentando começar (sem muito sucesso) um negocio de bolos de casamento. O relacionamento com seu pai, com o qual se recusa a conversar. E seu estado emocional, apaixonado por sua vizinha.

A narrativa e o enredo me lembraram muito aquelas histórias onde a menina impopular galga seu lugar no colégio, faz amizade com os populares e tudo aquilo que vocês já conhecem. A diferença é que neste livro o plano de fundo principal não é a escola, é muito mais a casa do Dan e seus arredores e o livro também possui muito mais histórias paralelas. Na verdade, cada um dos itens da lista de coisas impossíveis de certa forma é uma trama a parte. A narrativa é simples e fácil, com muito bom humor. Poucas vezes eu me senti levemente entediada. Outro ponto a favor é o tom que o protagonista carrega, ele é praticamente um anti-herói. Como ele mesmo diz tantas vezes: até tenta ser bom, mas ser “ruim” é mais fácil.

Dan Cereill é um adolescente em amadurecimento; com suas duvidas e certezas; com suas vontades, escolhas. Ele é um poço de emoções e reações, está sempre tentando chamar a atenção da garota que gosta ao mesmo tempo em que dá atenção para Howard e tem que lidar com sua mãe. Relação essa ultima que não é nada fácil, pois ambos estão passando por momentos difíceis de privações e desesperança, estão sempre cheios de conflitos. Fora sua confusão em relação a seu pai.
O decorrer do livro é cheio de altos e baixos, erros e acertos de Dan. Foi uma ótima leitura para mim e muito fácil também, o livro me prendeu rapidamente e quando dei por mim, já estava terminando. É um livro adolescente e para os padrões, um tanto clichê. Mas principalmente, é maravilhoso. Eu o li sem grandes expectativas, uma boa leitura para passar o tempo e me surpreendi. A evolução do personagem principal fica muito evidente no final, com o bônus de que em nenhum momento do livro ele perde sua essência. Ele amadurece, cresce.

Estamos acostumados a ler toda essa bagunça da adolescência do ponto de vista feminino e ler a narração de um garoto foi uma surpresa muito agradável. Me apaixonei.

Por Luciana