Pages

domingo, 22 de dezembro de 2013

Resenha - O Dom (Bruxos e Bruxas #2) de James Patterson



       Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos... 
       Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor... 
       Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. 
       Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty... Ou para, finalmente, matá-la.

       Antes de tudo, essa resenha será bem rápida, pois mantenho as impressões que tive do primeiro livro, apenas adendo então os pontos em que esta continuação piorou ou melhorou. 
       Ah, fiquem tranquilos, não darei nenhum spoiler do primeiro livro nem do segundo.
       O "ghostwriter" - antes Gabrielle Charbonet, agora Ned Rust - mudou e portanto eu realmente tinha esperanças de que a série ficasse no mínimo ruim. Mas não, continua péssima, se não até mesmo pior que o primeiro.
       Neste segundo volume há mais do mesmo. Os autores tentaram até mesmo inserir um - mal-sucedido - romance, humor sem graça, e situações que ao invés de serem interessantes e empolgantes se tornaram apenas surreais, inadequadas para a ocasião e entediantes.
       Costumo gostar dos livros da Novo Conceito, e realmente acredito que o James Petterson consegue ter ideias melhores, então não desisti do autor. Pretendo ler alguma outra série e talvez até mesmo continuar nesta - visto os livros serem tão curtos e rápidos - mas não posso negar que Bruxos e Bruxas foi um grande erro. Em todos os sentidos.
       Meu objetivo é sempre ser honestos com vocês então esta é minha opinião, assim como já vi gente - amigos meus mesmo - que amaram a série. Portanto sugiro a vocês que, como sempre, leiam outras resenhas antes de ter uma posição formada sobre começar ou não a ler Bruxos e Bruxas.

Por Henrique Marques