Pages

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Resenha - Tão Ontem de Scott Westerfeld


Romance, ação, mistério e uma boa dose de sátira, "TÃO ONTEM" é um romance fascinante, que vai fazer você questionar tudo que sempre pensou sobre o que é ser cool.
Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar o boné virado para trás? Esses são os Inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo. Aos 17 anos Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e legal para o mercado seguir. Seu modus operandi: observar sem se envolver. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue evitar se envolver. E muito.
A dupla é chamada para uma reunião misteriosa com Mandy, chefe de Hunter. Mas o encontro não acontece e tudo que descobrem é o celular de Mandy em um prédio abandonado. De uma hora para outra, Hunter e Jen se vêem envolvidos em uma guerra do mercado: um carregamento repleto com os tênis mais legais que já viram, anúncios de produtos que não existem e um obscuro grupo dedicado a desmantelar a cultura consumista como conhecemos.
       Se você acompanha o blog há mais tempo deve saber que Scott Westerfeld é um dos meus autores favoritos, se não O favorito. Suas ideias são dotadas de originalidade e até mesmo genialidade, ainda que sua trama e escritas sejam simples e mais voltadas para o público jovem-adulto.
       Do autor já li a quadrilogia Feios e a duologia Vampiros de Nova York, e talvez por conhecer e gostar tanto acabei me decepcionando um pouco com Tão Ontem, principalmente por minhas expectativas estarem altas devido à genial premissa.
       Mas não digo também que não gostei. Tão Ontem é ótimo, mas apenas é menos do que eu estou acostumado a esperar do autor.
       Como sempre Scott Westerfeld não se contenta em criar uma história. Aqui ele novamente cria toda uma espécie de ciência, tudo muito bem explicado e trabalhado, a um nível de detalhe que me maravilhou durante a leitura. E está a genialidade do autor e o porquê que você deve ler o livro.
       A premissa envolve o mundo da moda. Não a parte que nós vemos, das modelos, revistas, roupas e grifes, mas sim dos caçadores de tendências, os cool hunters. Eles não estão à vista, não estão na mídia. Ao invés, estão nas ruas procurando potenciais tendências. Já parou para pensar em quem foi o inventor laço do cardaço? Ele foi um Inovador, e é exatamente pelos inovadores que os cool hunters procuram.
       Já a narrativa vai tratar de um Cool Hunter que em sua caça à Inovadores acaba encontrando Jen e quebrando a regra de permanecer escondido, entretanto, logo ele entende o porquê da existência dessa regra, e porque é perigoso se envolver com Inovadores, visto que são destemidos e criativos, portanto, praticamente um imã de problemas.
      O maior problema para mim foi a trama criada, ou o problema criado para dar ação e continuidade à premissa. Achei um tanto boba e pequena perto da grandiosidade que a história poderia ter tomado. Mas por outro lado temos a escrita do Scott que flui de uma maneira incrível e ao mesmo tempo passa longe de qualquer sinal de amadorismo.
      Para finalizar, preciso dar destaque para a capa. Pode não ser bonita, ou atrativa, mas quando se lê o livro é possível entender completamente o motivo da escolha de cada elemento. Podemos ver essas roupas de bonecos de papel - que eu mesmo já fiz muito - e que assim como nós colocamos e tiramos a roupa que quisermos nestes bonecos, os caçadores de tendências fazem o mesmo conosco. Eles ditam o que está na moda, eles definem o que devemos usar. Quando começar, e quando parar.
      Portanto, deixo sim a recomendação deste livro. Ainda que tenha pouco enredo, a ideia é fantástica e a construção desta também vale a leitura, sem dúvida alguma. 
      Espero que tenham gostado :)
      Beijos a todos. 

Por Henrique