Pages

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Resenha - Eu me Chamo Antônio, de Pedro Gabriel


      Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida - suas alegrias e tristezas - em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada.

Clique para ampliar
      Algumas vezes eu leio um livro sem ter visto uma sinopse ou resenha antes, inicio a leitura completamente cega e pronta para qualquer surpresa e foi assim que Eu me chamo Antonio acabou vindo parar em minhas mãos. De tanto uma amiga falar desse livro, eu acabei me rendendo e indo atrás dele, e dessa vez eu não estava preparada para a feliz surpresa que encontrei. Não existe muito que eu possa falar sobre ele aqui, Eu me chamo Antonio carrega em suas páginas um sentimento que eu não me atrevo a tentar descrever em simples palavras.


Clique para ampliar
      Pare um momento e esqueça tudo o que você sabe sobre os livros convencionais, porque neste você não vai encontrar nada disso. Trata-se de uma coletânea de fotos de frases escritas em guardanapos, tornando o livro como um todo, uma brilhante poesia. São colagens das fotos dos guardanapos que tem como fundo imagens relacionadas as frases, algumas são fáceis de decifrar e ler e outras nem tanto, pensando nisso o autor e a editora compilaram as frases e as dispuseram nas paginas finais do livro. É realmente um trabalho lindo e uma ótima opção para se ter na estante ou guardado num lugar bem especial.

Clique para ampliar
      Você não precisa ter pressa para lê-lo. Imagine-se sozinho em casa, num dia chuvoso, você está a fim de relaxar e coloca sua música preferida para tocar, vai à cozinha e pega uma xícara de café/chá/chocolate e senta com o livro em algum lugar confortável. Vai lendo e absorvendo devagar cada frase, cada palavra, as imagens como um todo; parando e refletindo, rindo ou chorando. Eu me chamo Antonio é um livro para ser degustado a bel-prazer, de forma suave e calma, como se até mesmo o fim do mundo pudesse esperar toda a eternidade para que você tenha a oportunidade de experimentar cada experiência que o livro lhe proporciona.


Por Luciana Araújo