Pages

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Resenha - 50 Tons de Cinza de E. L. James



        Olá pessoas! Henrique falando, e esta é então a excelente resenha do novo colunista, o Juliano. Ele tem uma opinião bem semelhante a minha, com exceção de que eu teria esculachado milhões de vezes mais e acho que pra mim não tem nenhum ponto positivo rsrsr. Mas enfim, começemos :D

---Por Juliano----


       Sinopse: Quando a estudante de literatura Anastasia Steele entrevista o jovem bilionário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que o deseja e que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele.
Incapaz de resistir a beleza discreta, á timidez e ao espírito independente de Ana, Christian Admite que também a deseja – Mas em seus próprios termos.
       Chocada e ao mesmo tempo, seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso – os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família – ele é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Ao embarcar num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.
       Minha Sinopse: Uma garota virgem que se deixa levar pelo desejo que sente por um homem sedutor que acaba de conhecer, se entregando a algo que a mesma desconhece. Ela desvenda seus segredos, testa os proprios limites e se deixa levar por prazeres nos quais nunca havia imaginado em sua vida.
       Minha experiência com 50 tons: Quando ouvi falar do livro, confesso que fiquei curioso, pois nunca havia lido um romance erótico, porem vi varias resenhas negativas correndo por vários blogs na qual costumo acompanhar, o que me deixou um pouco apreensivo. Mas enquanto estava vagando pela livraria, avistei o livro e o levei para casa sem pestanejar, pelo simples motivo, mais uma vez, fui seduzido pela capa.
       Demorei algumas semanas para iniciar a leitura, pois estava com outros livros em vista, e os comentários sobre a obra de E.L.James só pioravam a cada dia, o que me fazia ficar cada vez mais distante do livro.
Mas em meados do mês de novembro dei inicio a leitura, ainda hesitante, e algumas coisas notei de imediato.
       Por ser o primeiro livro, o começo foi mais monótono, o que já era esperado pelo fato do mesmo ser a abertura de uma trilogia, pois aos poucos ele vai apresentando os personagens e desenrolando a trama.
       Pontos negativos: O livro é mal escrito, isso foi o que notei desde a primeira pagina. Os diálogos do inicio são péssimos, imagino que autora tentou mostrar as semelhantes características entre Anastasia e a personagem da saga crepúsculo Isabella Swan – já que inicialmente a historia era uma fanfic criada para entreter os fãs da serie de livros escritos por Stephenie Meyer- e a forma insegura e desastrada da protagonista, parece extremamente boba.
       Outra coisa que me incomodou muito, foi a forma direta como os personagens se comunicam, pois o erotismo dessa historia não é algo envolvente e sedutor, mas sim puramente vulgar, como veremos no trecho abaixo
       “-Isso quer dizer que você vai fazer amor comigo hoje á noite Christian? Puta merda. Será que acabei de dizer isso? Ele boquiaberto, mas logo se recupera. -Não Anastasia, não quero dizer isso. Em primeiro lugar, eu não faço amor. Eu fodo...”
       Sim, essa fala realmente esta no livro, e se a intensão da autora era impressionar os leitores, ela conseguiu, mas para mim, não de uma forma positiva.
       Como vemos no devaneio de Anastasia durante a cena do casal, a autora usou palavrões que não seriam necessários, teria sido mais uma forma de tentar deixar a historia mais cômica ou atraente?
Mais uma coisa que muita gente me pergunta, é sobre os momentos sexuais do livro, e o que tenho a dizer é o seguinte: Após o termino do “ato” até gostei, pois não era algo na qual estava habituado a ler, mas no decorrer do livro os personagens tem constante contato sexual, e isso foi me cansando aos poucos, pois a autora se deixou levar em uma “mesmice” sem fim que me causou um grande desinteresse por tais partes.
       Pontos Positivos: Algo que me agradou muito foram as trocas de e-mail entre Anastasia e Christian, de inicio eram reservados e com um ar profissional, mas no decorrer da trama ficam irônicos e muito engraçados, o que me fazia ansiar pelos diálogos online dos protagonistas. Pelo fato de ter sido uma fanfic de Twilight, é possível identificar vários personagens inspirados na saga de vampiros, porem, vi pouco em comum entre Edward e Christian, o que me deixou muito satisfeito, pois não sustento nenhuma forma de apego pelo personagem de Stephenie Meyer.
       Comentários: O final do livro foi completamente inesperado, e isso não foi um elogio. Para mim a autora quis deixar um grande “gancho” para o segundo livro (50 tons mais escuros), porem a historia ficou completamente tosca e foi encerrada de uma forma que não agradou em nada os fãs que tanto ansiavam por um final a la Crepusculo.

A quem indico:
        Esse livro eu só indico para aqueles curiosos de plantão que vão ignorar essa resenha e ler o livro de qualquer forma, pois sei que comigo foi assim e conclui que devo acreditar na opinião de outras pessoas. Mas o que tenho a dizer é, o livro tem uma escrita fácil, sem muitas palavras complicadas e descrita de um modo bem simplificado, se você ainda não esta pronto para partir para um livro mais complexo, faça de 50 tons de cinza sua próxima leitura, pois não ira enfrentar dificuldade nenhuma.

       Voltei gente, então é isso, eu sei que muitos gostaram do livro, mas vamos concordar que em termos literários é muito ruim. Me digam o que acharam do novo formatinho da resenha com a imagem lá em cima, ficou bunitinho? rsrs. 
      Beijos a todos :*