Pages

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Resenha - O Pistoleiro de Stephen King

       Olá lindos! Para compensar meu sumiço de 5 dias, hoje vou trazer a resenha de um livro muito bom: O Pistoleiro da série A Torre Negra.

Características
Nome: O Pistoleiro
Nome Original: The Gunslinger
Série: A Torre Negra #1
Autor: Stephen King
Editora: Suma das Letras
Páginas: 224
Estilo: Adulto/ Ficção

Sinopse
"Este livro é o primeiro dos sete volumes de série A Torre Negra, obra mais ambiciosa do escritor Stephen King. "O Pistoleiro" apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante". Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá- lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet - ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu. "

Resenha
       Pontos Positivos: Nunca havia lido nada do Stephen King, mas tive uma agradabi-líssima surpresa ao fazê-lo. O autor mostra que ao contrário do que eu esperava, ele se mostrou não somente um contador de histórias, e sim, o criador de um enredo inteligentíssimo e reflexivo, nos levando à um mundo completamente novo cercado de mistérios e extramamente promissor.
       Acho que esta palavra resume completamente esta obra: Promissora. Até penúltimo capítulo deste primeiro livro o autor não te mostra nada substancial que mostre que o livro será épico, porém, ele vai dando dicas, e pequenas amostras de que assim será. 
       A Torre Negra é eixo do qual depende todo o tempo e o espaço, e nosso protagonista está a procura dela. Apenas com essa frase já podemos ver que a série será totalmente épica e inesquecível. Mas ainda mais que isso, há muitos outros fatores, mitologias, seres que entrarão na história para torná-la ainda melhor. 
       Como já disse, não espere apenas uma história. Espere diversos parágrafos em que você terá que parar para refletir e passar alguns minutos olhando para o nada pensando no que foi dito. Principalmente no final. OMG O QUE É AQUELE FINAL? Ele tráz questionamentos que muitos de nós já fizemos, e depois os eleva à perguntas tão profundas que nunca nos atrevemos a pensar. Ele com certeza não segue aquele conselho de que "se você ficar pensando nisso vai ficar louco".
       
"O homem de preto andava pelo deserto e o pistoleiro seguia atrás."

       É assim que começa a saga de Roland de Gilead. Um início que pelo menos a mim é fantástico. Soa simples, pequeno, porém ao mesmo tempo misterioso e promissor. E é assim durante o livro todo. 
      A escrita é também diferente dos YAs com que estou acostumado, porém assume uma postura menos preciosista que a de George Martin em Guerra dos Tronos. Diferente numa maneira positivíssima, destacando-se pelas reflexões mais do que afirmadas nesta resenha, e pelos flashbacks, cenas de ação, construção de personalidade, construção de enredo e etc. 
      Pontos Negativos: A Construção de Enredo peca um pouco, e talvez é o ponto que mais vai deixar os leitores deste livro entediados. Sério, acredito que muitos ficaram entediados (inclusive eu) em certo ponto da história. As reflexões e pontos positivos em sua maioria foram percebidos apenas no final do livro, pois ele caminha bem lentamente apesar de seu pequeno número de páginas. O enredo alterna sempre entre caminhadas e estadias no deserto e flashbacks trágicos de seu passado. Os flashbacks são bem legais, em sua maioria (excessão são os que falam de sua infância), porém não vêm em boa hora pois estamos o tempo todos ansiosos pelo encontro do Pistoleiro com O Homem de Preto. 
        Outro ponto meio negativo e meio positivo, é que o livro é muito misterioso, e as vezes quando ele solta alguma informação ela pode confundir-nos. Mas ao mesmo tempo, é exatamente esse mistério que não nos deixa de maneira alguma largar o livro, pois como já disse também, é sabido que ele se tornará grande maravilhoso. 
        Conclusão: O Mestre do terror não quer te deixar noites sem dormir aqui, portanto não espere fantasmas, ETs, demônios, maldições ou nada disso. Porém, ele te trás pensamentos maravilhosos que renderão boa reflexões. É uma leitura recomendada, mas não espere o melhor livro do mundo, pelo menos não neste primeiro. Meu amigo já me disse que o segundo livro é 100 vezes melhor, e que nele sim há ação, menos mistério, e tudo que faltou para este ser perfeito. 
        Sem sombra de dúvidas este livro me deixou com uma imensa sede que quero mais. E minha próxima compra PRECISA ser A Escolha dos Três. Ultra recomedadíssimo, só persistam na leitura que valerá a pena. 
        Não se esqueçam de comentar e beijos a todos :*

Classificação
Capa:  de 5
Diagramação: de 3 
Enredo:   de 5

Desfecho:   de 5