Pages

sábado, 8 de setembro de 2012

Resenha - Diários do Vampiro: O Confronto de L. J. Smith

       Olá gostozuras! A resenha de hoje é sobre o segundo livro de uma série, mas não se preocupem, eu não vou soltar nenhum spoiler, então todos podem ler (para saber mesmo se a série melhora ou não e se vale a pena investir).

Características
Nome: O Confronto
Nome Original: The Vampire Diaries: The Struggle 
Série: Diários do Vampiro #2
Autor: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 221
Estilo: YA/ Fantasia/ Vamprios

SinopseHá muito tempo, quando transformou Damon e Stefan em vampiros, a bela Katherine nunca imaginou que separaria os irmãos para sempre. Seu coração pertencia aos dois, mas ambos a queriam para si. A batalha pelo coração da jovem culminou em sua morte e num pacto de vingança entre os irmãos Salvatore. Refém do acaso, Elena Gilbert não demora a perceber que, se existe algo mais arriscado do que estar apaixonada por um vampiro, é ser desejada por dois deles. Enquanto Stefan luta para controlar seus instintos, Damon persevera na missão de conquistar Elena; mas o perigo espreita o destino dos três. O confronto é o segundo volume da série Diários do vampiro, de L. J. Smith, que deu origem à série de televisão Vampire Diaries, escrita e produzida por Kevin Williamson (Dawson’s Creek) e estrelada por Ian Somerhalder, Paul Wesley e Nina Dobrey. 

Resenha
       Esta resenha não vai ser separada por pontos positivos, negativos e etc porque eu descobri o porquê de a maioria das pessoas não gostarem dessa série: é porque eles a veem como uma série. Quando você for ler Diários do Vampiro, tente ter os 4 livros e lê-los de uma vez só, mas não separando-os como se fossem realmente 4 livros, e sim, pense que cada livro é um capítulo de uma história. De forma que a série inteira seja um livro só. E então você vai perceber que aquele problema que eu destaquei na resenha do primeiro livro já não vai existir, que é aquela sensação de algo estar interminadado. Eu havia dito que o clímax do primeiro livro não é tenso o suficiente comparado ao clímax de todos os outros livros do mundo, mas não é tão tenso justamente porque aquele não é o clímax da história, e sim, só o começo. Assim como que quando você terminar de ler O Confronto você terá chegado à metada da história, ainda longe do clímax (que geralmente se dá em 3/4 do livro). E então você vai passar a gostar mais de Diários do Vampiro.
       Se eu não fui muito claro na explicação acima deixe um comentário que eu tentarei explicar melhor, ou então, aguardem a vídeo resenha :)
       Eu avaliei este livro a nível de YA, ou seja, a nota que eu der a ele não pode ser comparada à nota de Guerra dos Tronos, por exemplo, porque Guerra dos Tronos está num nível totalmente acima, mas em comparação com Sussurro, Crepúsculo, Fallen, Instrumentos Mortais, e semelhantes, eu posso dizer que Diários do Vampiro é bem legalzinho sim. E eu gosto muito da Elena, pois ela não é aquela personagem padrão e totalmente típica de menina que não é popular, mas também não é feia, é boazinha e toma decisões certas. Não, Elena é totalmente popular, linda, sabe disso, e se aproveita disso. 
        Neste ponto da história também Damon é para nós um personagem totalmente enigmático, pois não sabemos se ele realmente está gostando da Elena, ou se só corre atrás dela para se vigar do irmão. 
        Eu achei que Stephan está um pouco ausente aqui, mas isso não é de tudo ruim, pois ele nunca foi meu personagem preferido. 
        O livro acaba num piscar de olhos, mas isso não se dá apenas por ele ser pequeno, e sim porque a história é muito dinâmica, e aqui temos bem mais ação que em O Despertar, pois este começa exatamente de onde o primeiro livro parou, e como O Despertar acabou numa cena de ação, este começa agitado já, e então a história vai caminhando num ritmo bom até termos outra cena que é muito tensa (a que envolve a Caroline lá), e depois, quando você acha que o mais importante do livro já havia acontecido, aí sim a autora nos surpreende nas últimas páginas com algo BEM tenso. 
       Conclusão: O Confronto foi bem melhor que O Despertar, mas isso não significa que O Despertar tenha sido ruim. De qualquer forma, acredito que o terceiro livro (A Fúria) vai ser muito bom. 
       Diários do Vampiro é uma série que vale a pena comprar os livros? Não sei. Mas se você tiver livros para trocar, tente trocá-los por esta série, pois aí sim vale bem a pena. Eu já tenho até o quinto livro, e assim que lê-los, volto aqui para mostrar minha opinião :D
       Espero que vocês tenham gostado, não se esqueçam de comentar muito e um beijo a todos :*

Classificação
Capa:  de 5
Diagramação:  de 3 
Enredo:  de 5
Desfecho:  de 5

P.S.: Só lembrando, para um YA, este série é boa, mas se comparar com livro mais maduros é um lixo assim como vários outros YAs.