Pages

terça-feira, 27 de março de 2012

Resenha - Feios de Scott Westerfield


 

       Só estou escrevendo essa resenha agora porque eu gostei tanto de Feios que tive que esperar o entusiasmo passar para poder escrever uma resenha justa e analítica.


Características
Nome: Feios
Nome Original: Uglies
Autor: Scott Westerfield
Editora: Galera Record
Páginas: 416
Estilo: Utopia/ Aventura


Sinopse


Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio.
Em uma sociedade futurística, todos os adolescentes esperam ansiosos o aniversário de 16 anos, pois então serão submetidos a uma inacreditável cirurgia plástica, que corrigirá todas as suas imperfeições físicas, transformando-os em perfeitos. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo. A Série permaneceu entre os best seller do New York Times por vários meses. 

Resenha

       Vou começar com a bomba: Esse é o terceiro melhor livro/série que já li na vida! Talvez melhor que Feios somente O Mundo de Sofia e As Crônicas de Gelo e Fogo. Agora, vejamos o porquê.
       Minha Sinopse: O livro conta a história de Tally Youngblood que espera ansiosamente seu 16° aniversário para se juntar ao seu melhor amigo e, assim como ele, se tornar uma perfeita. Porém, entre os momentos de solidão e espionagem ela encontra Shay, uma garota que também espionava os Perfeitos, porém, com uma visão diferente da de Tally. E após a construção de uma grande amizade, Shay começa a mostrar um novo mundo possível, um mundo onde não há perfeitos, uma ideia desprezível, diferente de tudo que Tally já imaginou para si.
       Pontos Fortes: Para começar, o que me chamou a atenção é que esse livro não é daqueles fúteis que se resumem em uma história com um romancezinho e bla bla bla, como Os Instrumentos Mortais, Fallen, Hush Hush, A Maldição do Tigre e todos os outros. Ele tem uma crítica muito interessante por trás, e nos mostra os problemas da sociedade em que vivemos e como eles levaram àquela sociedade "perfeita" de Tally, nos mostra também que se a antiga sociedade foi destruída pelo egoísmo, a sociedade perfeita se mostra falha por pensar de maneira obsessiva no coletivo. Porém, tudo isso de maneira não apelativa, simples, e natural.
       Vou dar um conselho um pouco estranho para quem vai ler, leia a sinopse do segundo livro, e nele você vai encontra um "spoiler" porém, este spoiler vai te levar à uma ideia de que o livro vai caminhar de uma forma para chegar àquele spoiler, mas, o Scott Westerfield consegue nos surpreender com algo totalmente impensado no final, uma reviravolta de tirar o fôlego, e com um desespero para ler Perfeitos.
       Como eu já disse, amei esse livro, ele é muito bem construído, ou seja, podemos ver que todos os acontecimentos acontecem por algum motivo e são essenciais para levar ao final, assim como também não houve nenhuma ponta solta ou contraditória durante suas 420 páginas. A leitura flui muito bem, não tanto quanto O Beijo das Sombras, mas o vocabulário é simples, e a diagramação (fonte e espaçamento) ficou muito boa e agradável.
        A narração é perfeita, consegue te prender muito, tanto que não consegui largar ele para poder terminar Jogos Vorazes antes da estréia do filme, e as poucas cenas de romance que ele possui são capazes de te fazer suspirar e torcer por ele, mesmo com todas as circunstancias impedindo o relacionamento. As cenas de ação são maravilhosas, descritivas mas nunca me cansaram, exatamente na medida certa.
        Para mim, este livro é perfeito, e como sempre, quando o livro é muito bom, a resenha fica ruim kkkk mas espero que eu tenha conseguindo passar toda genialidade de Scott Westerfield.
       Pontos Negativos: Não há nenhum ponto negativo, eu tentei muito mesmo encontrar algum, mas não há, talvez as tecnologias diferente às que conhecemos pode parecer confusa inicialmente, mas isso não é um problema, e sim, algo que aconteceria em qualquer livro que se passa no futuro.
       Conclusão: Ultramente recomendado, mais uma vez acertei na escolha, Feios é perfeito, melhor que ele somente O Mundo de Sofia e As Crônicas de Gelo e Fogo, ouso dizer que ele é até melhor que Harry Potter por ser mais original e passar uma mensagem muito mais forte que HP (se é que Harry Potter passa alguma). Desde a primeira página até a última ele é ótimo, e esse mês eu já comprei 6 livros, porém, não vou resistir e já encomendei o Perfeitos :D



Classificação

Capa:  de 5 - lindíssima
Diagramação:  de 3 - muito confortável
Enredo:  de 5 - perfeito *-*
Desfecho:  de 5 - maravilhoso, principalmente se você sabe do spoiler presente na sinopse de Perfeitos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a resenha, me deixou com vontade de ler =D vixi, mas tô tão atrapalhada que não sei se vou ter tempo pra ler D=

Postar um comentário

Deixem um comentário, é super rápido e me deixa muito feliz :)

E se possuir um blog ou site deixe o link dele que eu dou uma passadinha lá :D