Pages

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Resenha - Dezesseis Luas de Kami Garcia e Margaret Stohl



       Olá lindezas! Eu sei, estou sumido há algum tempo, mas agora já estou mais livre para atualizar o blog, e eu não pretendia postar a resenha escrita de Dezesseis Luas antes da vídeo resenha, mas como forma de desculpas pelo tempo sumido, aqui está :D

Características
Nome: Dezesseis Luas
Nome Original: Beautiful Creatures
Série: Beautiful Creatures #1
Autores: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
Páginas: 490
Estilo: YA / Bruxas

Sinopse
Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. "Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..."

Resenha
       Minha Sinopse: Numa cidade pequena vive Ethan, e ele leva sua vida calma e tranquilamente até que uma garota chega à cidade e tudo muda. Coisas estranhas começam a acontecer quando ela está por perto, o que torna a aceitação dela muito mais difícil. A garota também é sobrinha de um homem muito estranho que não é visto por ninguém há muitos anos. Após se envolver mais com tal garota, Ethan começa a descobrir segredos envolvendo todos a seu redor, desde sua família até a si mesmo.
       Pontos Positivos: Eu tinha grandes expectativas para Dezesseis Luas, e posso afirmar que o livro não me decepcionou. O enredo é realmente muito legal e não encontrei furos ou contradições, não que eu ache que não são existentes, mas pelo menos não foram grandes ao ponto de eu ter notado, ou de prejudicar a história. A mitologia criada pelas autoras não se resume apenas a bruxas, e sim há outros tipos de criaturas místicas completando todo esse universo, e ainda dentro da classe dos bruxos há subclasses e poderes diferentes tornando o enredo mais rico e menos massante. 
       A escrita está muito boa, e as descrições são ricas, porém não entediantes ou excessivas. As referências a outros livros e escritos da literatura americana e inglesa como How to Kill a Mockinbird (principalmente) ou David Copperfield dão um ar mais cult ao livro, e o bom é que podem despertar o interesse do leitor por estas referências. 
       O clima de mistério está presente o tempo inteiro, e algumas pistas e explicações são nos dadas o tempo todo, de forma que não há uma cachoeira de informações concentradas no final como acontece em Fallen, por exemplo, e portanto, o livro se torna menos cansativo do que poderia ser. 
       Há sim um clima meio gótico que é justamente o 'salzinho' a mais desta obra, mas nada que faça o livro parecer mais adulto. Ele é sim um YA em todos os sentidos.
       Por fim, o livro tem um ritmo legal, como é de se esperar mesmo, o primeiro terço é lento e apresenta o mundo e os personagens, o segundo terço é mais misterioso e intercala momentos calmos com momentos mais empolgantes, e no fim, várias perguntas são respondidas e há um clímax bem tenso. 
       Pontos Negativos: A história é contada pelo ponto de vista do Ethan, ou seja, um garoto, e realmente não acho que as autoras conseguiram veracidade nisso. Ethan acabou por se tornar um personagem extremante feminino, reparando em coisas pequenas que passariam despercebidas aos olhos de qualquer garoto, e também tendo pensamentos e atitudes típicos de personagens femininos. 
       Os protagonistas não foram bem construídos, nisso me refiro à personalidade também. Se tornaram muito genéricos, não possuindo alguma característica marcante, e portanto: chatos. No entanto, os personagens secundários, como o tio da Lena ou a governanta da casa do Ethan possuem uma personalidade marcante e foram muito bem construídos e definidos - mas esses pontos positivos se limitam a eles, todos os outros personagens secundários também são rasos e genéricos -. 
       O romance não acontece de uma hora para outra, mas também não de uma forma muito convincente. Num momento temos Lena tentando se distanciar de Ethan, e logo em seguida ela já está entregue a ele para depois tentar acabar com o namoro. Enfim, a parte do romance é um pouco chata.
        Conclusão: É um livro muito legal pela mitologia e pelo mundo criado pelas autoras e também quanto ao problema chave da série em questão, mas quanto aos personagens Dezesseis Luas peca bastante. É sim recomendadíssimo, mas deve-se ler com os pontos negativos em mente para não se decepcionar. Só ressaltando: O problema em questão e o mundo das bruxas é ÓTIMO, excelente mesmo, e vale a pena ser lido. 4 estrelas com certeza :D
        O livro será adaptado para o cinema e inclusive há trailer e data de lançamento.
        Como sempre, não deixem de comentar, espero que vocês tenham gostado e beijos a todos :*