Pages

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Resenha - Jogador Nº 1 de Ernest Cline

       Com um pouco de atraso, mas eis, como prometido, a resenha de um livro maravilhoso. Eu realmente gostaria de ter escrito e publicado a resenha mais cedo, mas eu passei muito mal hoje e acabou sendo impossível. Ah e antes de tudo: lembrem-se que eu tenho uma veia nerd muito forte, então talvez as impressões deste livro para mim possam ser um pouco menos intensas para vocês. Ou seja: tentem não colocar as expectativas tão lá em cima - acho muito difícil após minha resenha ultra positiva, mas tentem.

Jogador número 1, de Ernest Cline (divulgação)Características da Obra
Nome: Jogador Nº 1
Nome Original: Ready Player One
Autor: Ernest Cline
Editora: LeYa
Páginas: 460
Estilo: Ficção Científica

Sinopse
Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência. A vida, os perigos, e o amor agora estão mais reais do que nunca. O Jogador nº1 também estará nas telas pela Warner, e sua produção está sendo divulgada como o próximo AVATAR dos efeitos especiais!  - Skoob.

Resenha
       Minha Sinopse: Só tenho um ponto a corrigir na sinopse acima, que é quando fala de cinco estranhos correndo atrás do tesouro. Não não. São centenas de estranhos, e é isso que torna o livro mais legal ainda. O livro conta a história de um mundo quase pós-apocalíptico onde a humanidade se volta para um jogo, o OASIS, onde nele tudo pode existir. Tudo mesmo. Você pode desde lutar, aumentar sua experiência e ganhar uma armadura como em qualquer jogo de RPG até mesmo estudar como em escolas normais, ou trabalhar numa loja de roupas. O mundo é o OASIS. E o criador deste jogo era um grande fã da cultura pop dos anos 80 e 90, e por isso deixa um livro com tudo que ele gostava deste mundo nerd que dá dicas a como chegar até um tesouro escondido no OASIS, que é nada menos que toda sua fortuna de centenas de bilhões de dólares.
    Pontos Positivos: Primeiro devo elogiar a LeYa pelo excelente trabalho de diagramação. E não, ela não é uma editora parceira do blog, estou elogiando por merecimento mesmo rsrs. A diagramação é ultra caprichada e o material de ótima qualidade, resultando numa leitura ainda mais fluida e rápida - como já disse, eu li esse livro dentro de 29h -. Aguardem a vídeo resenha, nela mostrarei direitinho a diagramação e tudo mais :D
        São tantos pontos positivos que este livro tem que nem sei por onde começar.
        Algo que se destaca de inicio é o enredo. Talvez haja algo semelhante por aí - por causa desta questão de estar dentro do jogo e etc - mas nunca nenhum livro ou filme com esse tema de jogo jamais será tão legal quanto Jogador Nº 1. A trama é envolvente, há vezes em que você se sente no meio do livro, há vezes em que você sente vontade de sair pesquisando as pistas para tentar encontrar o tesouro junto ao protagonista. De acordo com o decorrer da história o enredo e os problemas vão tomando dimensões tão grandes que torna impossível parar de ler, porque como eu disse, você já está dentro dele, já está enfrentando os mesmos inimigos e em busca dos mesmos objetivos. 
         E falando de inimigos, este livro tem um prato cheio deles.
         Uma organização planeja tomar o OASIS e modificá-lo de forma que se torne pago, e para isso, quer encontrar o tesouro. Porém, ela se utilizará de meios nem um pouco justos para isso, e passará por cima de qualquer um que entrar em seu caminho. 
        O que por acaso, nosso protagonista fez. 
       Wade é um gordinho nerd. E eu nunca pensei que diria isso, mas como eu amei aquele gordinho nerd. É claro que o tema do livro não dá espaço para o desenvolvimento  tão grande da personalidade dos personagens, mas o pouco que este dá, Ernest Cline faz muito proveito e nos faz cair de amores por seus personagens. E ódio quando é o caso.
        Agora se você pensa que as pistas serão bobas, facilmente dedutíveis e fúteis como em A Lenda do Tesouro Perdido, por exemplo, está muito enganado. São 3 pistas, ou níveis, que nosso protagonista percorrerá, mas todas elas só demonstram uma genialidade sem medidas do autor. Todas muito bem embasadas na cultura nerd e de grande dificuldade de ser encontradas, tornando os cinco anos de espera até a primeira pista ser encontrada muito bem justificada. O enredo também não é previsível, pois temos uma corrida por pontos onde todos ganham o tempo todo, e a cada momento nos apaixonamos por um personagem diferente, de forma que sempre pensamos: "Será que é esse que vai ganhar? Ou aquele que é igualmente genial?". 
     Se o termo "cultura nerd" te assusta um pouco, como a mim assustava, não se preocupe. Por mais que as pistas sejam totalmente baseadas na cultura pop/nerd dos anos 80 e 90, em momento algum ficamos 'boiando' quando ele fala de algum jogo, ou seriado, pois o autor explica muito bem o que está sendo dito, caso seja importante. 
         Na verdade, acho que este é um dos pontos mais fascinantes nessa mistura de ficção com a realidade. A narrativa trás um mundo, como já dito, quase pós-apocalíptico, e um enredo totalmente fictício, e ao mesmo tempo, é magnífico quando a gente vai atrás da cultura apresentada e vê em nosso mundo, em nossa realidade, aqueles fatores que são tão importantes no jogo. Por exemplo, eu estava lendo e ele cita uma música e a letra dessa música me chamou muito a atenção. Logo, eu fui ao Vagalume e encontrei tal música - que por sinal é realmente muito boa. Ou seja, o livro totalmente fictício tem um vínculo fortíssimo com a realidade. Você pode pensar "ah, mas crepúsculo, sussurro, fallen, todos eles também tem um vínculo com a realidade, por exemplo, eles estudam numa escola, e tem as mesmas aulas que nós". E eu te digo, ainda sim é algo muito genérico, pouco palpável. O vínculo de Jogador Nº 1 é real. É significativo. É de extrema importância para o enredo, e isso nos leva para dentro da narrativa. 
       Acredite em mim, a cultura nerd é tudo. É muito mais que jogos e computadores. Ela abrange filmes, músicas, séries e tudo isso que todos nós amamos. 
       Com certeza existem muito mais pontos positivos para este livro, mas infelizmente eles fogem da minha mente agora.
       Pontos Negativos: Não tem nenhum para mim. Talvez alguns irão sentir falta de um romance, que na verdade existe, mas não é o foco principal. Mas gente, por favor né, será que TODO livro precisa de um romance meloso? Claro que não. E acredito também que se sentirão tão dentro da história que nem lembrarão do romance - ou falta de. 

       Conclusão: Bom, deu para perceber como esse livro é recomendadíssimo né. Digo sem dúvida nenhum que este é junto com Os Homens que Não Amavam as Mulheres o melhor livro do ano. Talvez para mim, que sou um pouco nerd, o livro me encante mais que às outras pessoas, portanto, tenha em mente que estará lendo algo novo. Só que também se você é daqueles amantes de Nicholas Sparks, Nora Roberts, J. D. Ward, ou seja, SÓ gosta de romance meloso e nada além disso, esse livro não é para você. 
       Muita ação, uma história fascinante, envolvente e deliciosa. Isso tudo é Jogador Nº 1. Ernest Cline estreia de uma maneira que melhor é impossível no mundo da literatura e me surpreende. Eu sempre soube que seria bom. Mas nunca pensei que seria perfeito.

        PS.: Nada menos que a Warner Bross - !!!! - comprou os direitos de Jogador Nº 1 e promete uma superprodução e um 3D de cair os queixos. Não tenho dúvidas de que se for bem adaptado o enredo por si só já se encarregará de deixar o filme grandioso.

Classificação
Capa:  de 5
Diagramação:  de 3 
Enredo:  de 5
Desfecho:  de 5

Nota máxima pra tudo rsrs.