Pages

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Resenha - Ladrão de Almas de Alma Katsu





No turno da noite de um hospital no estado do Maine, o Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas, no momento em que Lanore McIlvrae — Lanny — entra no pronto-socorro, muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos. Lanny não é como as outras pessoas que Luke conheceu. E Luke fica, inexplicavelmente, atraído por ela... Mesmo sendo suspeita de assassinato; e conforme Lanny conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassam tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido. Seu relato apaixonado começa na virada do século 19 na mesma cidadezinha de St. Andrew, quando ainda era um templo puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade, Jonathan, Lanny fará qualquer coisa para ficar com ele para sempre. Mas o preço que ela tem de pagar é alto — um laço imortal que a prende a um terrível destino por toda a eternidade. E agora, dois séculos depois, a chave para sua cura e salvação depende totalmente de seu passado.


Minha experiência com Ladrão de Almas: Quando vi esse livro, não pensei duas vezes em compra-lo, para começar, a premissa sobrenatural sempre me atrai entre tantos outros disponíveis, mas foi sua capa que me fez leva-lo para casa. Em momento algum pensei que fosse gostar da historia, minhas expectativas eram apenas para um YA sobre vampiros apaixonados que depois de momentos conturbados encontrariam um final feliz, pois hoje é o que mais encontramos no mercado editorial. Mas tenho o grande prazer de lhes informar que fui positivamente surpreendido, com algo totalmente novo Alma Katsu me conquistou. Uma estória viciante que me fez ficar lendo a cada minuto livre. Foram 430 paginas que me fizeram clamar por mais a medida que avançava.

Pontos positivos: Sou muito eclético com o que se diz respeito a livros, leio desde romances humanos, a temáticas sobrenaturais (minhas preferidas como já citei). Neste livro posso dizer que encontrei um pouco de tudo, na maior parte do tempo a historia é narrada pelo ponto de vista da personagem principal, Lanore, porem ele vai sendo visto de outros ângulos conforme avançamos pela trama, e descobrimos um pouco mais sobre os personagens. A os personagens, a muito tempo eu não lia um livro com tantos detalhes sobre como cada um chegou até determinado ponto da historia em que se encontram, isso fez com que a autora ganhasse pontos comigo, já que os detalhes sempre me fascinam, ainda mais quando são sórdidos. Alma Katsu em muitos momentos usa uma escrita que só posso descrever como, sexy, descrevendo cenas picantes de uma forma que os leitores implorem por mais, mas em momento algum usando formas vulgares de expressão. No entanto não é um livro que agradara a todos, já que contem cenas em que a autora descreve de forma detalhada, atos de violência explicita, estupro e até mesmo mortes que faram com que o leitor trinque os dentes por tamanha tensão.

Pontos negativos: No entanto, nem tudo são flores, a historia é ótima, fez com que lesse o livro em menos de 24 horas, no entanto, o romance deixou muito a desejar. Lanny me conquistou desde o inicio, e conforme a personagem crescia, ela me conquistava ainda mais. No entanto, o par amoroso de Lanore, Jonathan é o personagem que sofre do que gosto de chamar de “síndrome de Edward”, rico, bonito, e sem nenhuma utilidade na historia que não seja atiçar os hormônios da menina. Resumidamente, ele é completamente dispensável.

Edição: O livro foi trazido para o Brasil pela editora Novo Conceito, e devo dizer que a mesma caprichou. Como já disse no inicio, a capa me conquistou com seus olhos misteriosos e ao mesmo tempo com um ar sexy como o próprio pecado. As letras em auto relevo prateado completaram o conjunto perfeito para seduzir aos mais exigentes admiradores que gostam de ter apenas o melhor em suas estantes. Porem devo dizer que no quesito revisão, a editora deixou um pouco a desejar, por muitas vezes encontrei erros gramaticais que poderiam ter sido evitados, mas não foi isso o que mais me incomodou, em vários momentos, a falta de virgulas me deixava um tanto desconfortável, sim, sou muito exigente quanto o quesito é pontuação, pois ela pode fazer completamente a diferença durante a narrativa.

A quem indico: Embora eu tenha adorado o livro, acho que muitas pessoas não se sentirão da mesma forma enquanto forem ler, já que algumas cenas de violência (em alguns momentos, bem descrita em detalhes), pode causar um certo desconforto ao leitor. No entanto o livro é impactante, a personagem principal rompe todos os clichês já criados pelos escritoras da atualidade. Com seu jeito doce e pervertido, você também ira se deixar levar por Lanore McIlvrae.

Por Juliano