Pages

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Resenha - O Substituto de Brenna Yovanoff


    Mackie não é um de nós. Ele vive na pequena cidade de Gentry, mas vem de um mundo de túneis e águas escuras e lamacentas, um mundo de garotas-cadáver governado por uma pequena princesa tatuada.
   Ele é um Substituto — deixado no berço de um bebê humano há dezesseis anos.Agora, devido a uma alergia fatal a ferro, sangue e solo consagrado, Mackie está morrendo aos poucos no mundo dos homens.   
         Mackie daria qualquer coisa para viver entre nós. Tudo o que ele deseja é tocar baixo e descobrir mais sobre uma garota estranhamente fascinante chamada Tate. Mas quando a irmãzinha de Tate desaparece, Mackie é irreversivelmente arrastado para o submundo de Gentry, conhecido como Caos.
.

       Minha experiência  com “O Substituto”: Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, muito menos da autora, tive conhecimento de ambos quando passeava por uma sessão em promoção do site Submarino.
A premissa do livro era incrível, me chamou atenção de imediato, além da capa que é um atrativo a parte. O preço não era exatamente atraente, estava por volta dos R$39,00, mas como  me interessei, decidi leva-lo mesmo assim.
Embora estivesse ansioso para lê-lo, ele ficou alguns meses na fila de espera, até que finalmente decidi lhe dar uma chance, e devo dizer, me arrependo.
       Pontos positivos: A autora Brenna Yovanoff  tem uma escrita simples, e em certos pontos até direta, embora em alguns momentos ela explore muito bem o cenário e as sensações vividas pelo personagem no decorrer da trama, o que de faz entender melhor a forma de agir e pensar do personagem. Além dos detalhes, a escrita da  autora me agradou por ser em primeira pessoa, por um personagem masculino, o que não é algo tão comum de se encontrar, já que as tramas normalmente são recheadas de heroínas valentes e mocinhas descobrindo sua força interior, enquanto  os mocinhos normalmente ficam em segundo plano.
       Pontos Negativos: Quando comprei o livro, esperava por um suspense envolvente, que me deixasse entretido e ansioso em devorar cara pagina, porem o que encontrei foi mais um YA bobinho com final totalmente previsível.
Como disse acima, a premissa do livro é incrível, a autora tinha muito material com que trabalhar, com possibilidades de transformar a historia de varias maneiras diferentes, fazendo com que se destaca-se por sua originalidade. Porem ela seguiu pelo caminho mais bobo, fazendo com que a historia se tornasse mais uma entre milhares de romancezinhos adolescentes que não iram dar em nada.
       Edição: Esse foi o primeiro livro publicado pela Bertrand Brasil que tive contato, e devo dizer, a edição do livro esta realmente incrível. A diagramação é grande, o que facilita muito na hora da leitura, a divisão de cada parte do livro é separada por um desenho ou detalhe que se encontra na capa, que por si só é uma atração a parte. O nome foi escrito em auto relevo por  verniz localizado, em conjunto com a aplicação metálica que fizeram ao fundo, faz do livro  um show para os olhos de qualquer colecionador, ou alguém como eu que adora passar o tempo admirando cada detalhe de seus livros.
A quem indico: Sinceramente, não sei a quem indicar esse livro, pois ele não teve nada a acrescentar a mim. Porem se você gosta de um cenário mais sinistro, repleto de seres sobrenaturais variados, sinta-se a vontade para explorar o mundo de Mackie e seus amigos,  porem não espere grandes aventuras, ou feitos extremos da parte deles, pois eles não viram.