Pages

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Resenha - Um Copo de Cólera

       Lindezas. Eu fiz um vídeo no YouTube em que eu cito este livro, e a minha intenção inicial era não resenhá-lo pois acredito que não consegui absorver o suficiente dele para tal. porém como ele foi citado no vídeo, eu preciso dizer o porquê de eu não o recomendar.

Características
Nome: Um Copo de Cólera
Autor: Raduan Nassar
Editora: Folha de S. Paulo
Páginas: 66
Estilo: ?

Sinopse
"... e estava assim na janela, quando ela veio por trás e se enroscou de novo em mim, passando desenvolta a corda dos braços pelo meu pescoço, mas eu com jeito, usando de leve os cotovelos, amassando um pouco seus firmes seios, acabei dividindo com ela a prisão a que estava sujeito, e, lado a lado, entrelaçados, os dois passamos, aos poucos, a trançar os passos, e foi assim que fomos diretamente pro chuveiro."
"O corpo antes da roupa", afirma o personagem de Um copo de cólera ao narrar o que acontece numa manhã qualquer, depois de uma noite de amor, quando a aparente harmonia entre ele e sua parceira se rompe de repente. Tensa, contundente, a linguagem de Um copo de cólera alcança tal intensidade e vibração que faz desta narrativa uma obra singular da literatura brasileira, um clássico dos nossos tempos. 


  1. Resenha

       Minha Sinopse: Um homem e uma mulher que casualmente mantêm relações sexuais acordam e no café da manhã começam a discutir. 
       Pontos Positivos: Juro para vocês. Essa é a sinopse do livro INTEIRO! Bom, mas como estou falando de pontos positivos, eu não encontrei nenhum, além das reflexões que o livro pode trazer. Ele é bem reflexivo. 
       Pontos Negativos: "Poxa que legal, Henrique, então eu vou ter várias reflexões ao ler esse livro?" Sim, com certeza vai. Se você for um leitor que está acostumado com leituras extremamente complexas - se leu Ulysses de James Joyce tranquilamente , por exemplo - você encontrará bastante reflexões, porém se não for, a única reflexão que você terá será "Que p**** é essa?".
        O livro é assim: Eles acordam. Tomam banho. Vão tomar café. O moço fica nervoso. Ele briga com a "namorada" dele. Ele briga com a empregada. A namorada vai embora. 
        Ou seja, ele não tem enredo. O capítulo da discussão tem 50 páginas e são 50 páginas de um jogando na cara do outro como um é mais inteligente que o outro. Eu senti como se o autor estivesse apenas querendo mostrar o quanto ele é inteligente. Ok ok, ele realmente é muito inteligente. A escrita é de um nível totalmente acima, tanto que quase não absorvi nada, porém, é só isso, apenas eles mostrando como um é mais inteligente que o outro. 
        Conclusão: Um vocabulário extremamente rebuscado e um enredo impossivelmente pobre, nisso se resume Um Copo de Cólera. Se ele é tão elogiado e se tornou um clássico, é exatamente pela complexidade, algo que para mim não é algo legal quando chega ao ponto de fazer com que a grandíssima maioria de leitores não entenda uma palavra sequer. 
       À nata da literatura, os sabixões da cultura: me digam porquê esse livro é bom. Um motivo real mesmo. Mas algo significativo. 
       Enfim, espero que vocês tenham gostado, e um beijo a todos :*