Pages

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Resenha - Cidade de Vidro de Cassandra Clare

       Olá pessoas! Esta resenha é de um terceiro livro da série, mas fiquem tranquilos que mesmo se vocês não leram este livro não haverá problemas em ler a resenha pois só haverá spoiler dos anteriores em um parágrafo onde haverá um aviso: [SPOILER].


Características
Nome: Cidade de vidro
Nome Original: City of Glass
Série: Os Instrumentos Mortais #3
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 476
Estilo: Fantasia/ YA

Sinopse
Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. 


Resenha
       Pontos Positivos: Devo dar o braço a torcer confessando que ao contrário do que sempre afirmei por aqui eu gostei de Cidade de Vidro. Não é uma série fantástica do tipo "OMG! O Jace é lindo, e a série é maravilhosa, uma das melhores da minha vida *-*" Não. De maneira alguma é uma das minhas preferidas, com certeza fica longe disso, é simplesmente boa. No máximo bastante boa. Agora direi-lhes porquê.
       Haviam alguns "buracos" na história dos livros anteriores - vou falar especificamente disso no parágrafo reservado para spoilers - e por isso eu peguei uma birra da série, mas até que Cidade de Vidro me surpreendeu. Como é notável, a escrita melhorou bastante, mas bastante mesmo, o completo amadorismo de Cidade dos Ossos é quase invisível aqui, porém só nos resta a dúvida: até que ponto essa melhora é na escrita da autora e até que ponto é a tradução que deu uma "mascarada"? 
       Eu tenho um bom pé atrás com a editora Record, então não duvido nem um pouco que eles deixaram os princípios da tradução - onde o tradutor não deve aparecer no texto - para vender mais livros.
       O enredo ficou bem legal, e a construção do livro também. A ação já aconteceu pelo início e na metade tudo já estava pegando fogo, até que chegou o final e tudo explodiu de vez. É assim que o final de uma trilogia deve ser construído. Pontinho a mais para a Cassandra. 
       O final também achei muito satisfatório, houve bastante ação e não deixou nem um pouco a desejar. Havia bastante finais de capítulos tensos também, o que nos ajuda a nos prendermos na história.
       Quanto aos personagens, a Claire teve uma boa evolução e está bem menos irritante agora. O Jace também melhorou, e deixou aquela chatisse de sacarsmo um pouco e está mais responsável. O Simon continua forever alone e tentando ter algum papel importante.
        
       Pontos Negativos: Fãs, por favor, não me apedrejem, mas eu encontrei sim alguns pontos negativos, por exemplo, a história é extremamente previsível! Juro! É possível saber de tudo o que vai acontecer antes mesmo da metade do livro! 
       Outra coisa que me irritou muito foi a maneira com que a Cassandra nos força a gostar da série. Juro, é muito forçado, sabe quando dá para ver que o autor passou dias analisando livros de sucesso como Harry Potter (principalmente) e Crepúsculo tentando ver o que eles tiveram de bom e pegar tudo para colocar num livro? Então, é bem isso. 
        
        [SPOILER] No segundo livro descobrimos que a Clary pode criar qualquer símbolo. E então me surgiu a dúvida: porque ela não cria um que destrói todos os demônios ou que encontre o Valentin? E essa dúvida é "sanada" em Cidade de Vidro só que a explicação é muito sem noção, é do estilo "tapa-buraco" entende? Parece que a autora não havia previsto isso e então teve que dar uma explicação e o máximo que conseguiu foi aquilo. 


Eu sei. Parece MUITO Harry Potter, mas é só a Cassandra imitando nossa diva J. K. Rowling na cara dura.

Conclusão: Pode parecer uma resenha bem negativa, mas não, achei muito legal o livro, teve uma ótima estrutura e muita ação, só mesmo nesses pontos que eu comentei ele pecou bastante. Se você, como eu, desanimou um pouco no segundo livro, continue que no terceiro fica legal. Não tenho certeza se lerei Cidade dos Anjos Caídos, que é muito menor que o Cidade de Vidro, mas pretendo comprar o Anjo Mecânico em inglês para ver mesmo como está a escrita da Cassandra. 
       Então é isso gente, espero que vocês tenham gostado e beijos a todos ^^