Pages

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Resenha - Sussurro de Becca Fitzpatrick



       Lindezas, como de costume, com um pouco de atraso trago a resenha de um livro que não é maravilhoso mas surpreendeu-me: Sussurro.

Características
Nome: Sussurro
Nome Original: Hush, Hush
Autor: Becca Fizpatrick
Editora:  Instrisceca
Páginas: 264
Estilo: Fantasia YA/ Anjos

Sinopse
Entrar em um relacionamento não estava nos planos de Nora Grey. Pelo menos até a chegada de Patch. Seduzida por seu sorriso despretensioso e pelo olhar que parece enxergar através dela, Nora se sente incapaz de pensar com clareza.

É quando uma sucessão de acontecimentos assustadores começa a cercá-la. Enquanto isso, Patch parece surgir em todos os lugares e mostra que sabe absolutamente tudo sobre sua vida. É impossível decidir entre atirar-se nos braços dele ou fugir do perigo que o ronda.

Na busca de respostas, Nora se aproxima de uma verdade ainda mais avassaladora que seus sentimentos por Patch. De repente, ela está no centro da eterna batalha travada entre anjos caídos e seres imortais - e quando chegar a hora de escolher um dos lados, a decisão errada poderá custar sua própria vida.

Resenha
       Minha Sinopse: Nora Grey levava sua vida quase tranquila quando a presença de um aluno em sua turma de biologia começa a incomodá-la. Os mistérios que o rondam ao invés de assustá-la só a atrai cada vez mais.

       Pontos Positivos: Assim como Diários do Vampiro, este livro superou minhas expectativas. Eu esperava algo como um Crepúsculo de anjos, mas não. Embora haja vários elementos semelhantes (eles se "conhecerem" na aula de biologia, por exemplo), este livro é bem melhorzinho sim. Começando pela personagem principal, Nora. Ela é bem real, e tem muito mais atitude e uma personalidade mais bem construída que de Bella. Além do Patch ser muito, mas muito (milhões de vezes) mais interessante que Edward. A personalidade dele me irrita muito. Como eu fiquei com ódio dele em vários momentos! E ele também possui uma relação de amor e ódio (vocês entenderão) com a Nora, e isso é algo que nunca havia visto nestes YAs (Obs: Querer distância como o Edward e o Dimitri de Academia de Vampiros é uma coisa, Ódio é outra totalmente diferente).
       A narrativa não é amadora. É claro que ela não possui nenhuma característica marcante em sua escrita, mas também não expressa amadorismo.
       A história também não é ruim. Ela consegue nos prender e dar tensão por mais que a ação só vá acontecer mais para o final, ou seja, a história flui bem. É claro que ela não criou um universo novo, ou pelo menos ainda não, já que quando se mexe com anjos, não há muito o que mudar, mas ainda sim consigo enxergar uma história interessante, só espero que o "inimigo" seja não somente o que nos foi apresentado neste livro, e sim, algo mais grandioso, pois se não, então dai sim notarei uma grande semelhança (e ruim) com Crepúsculo (spoiler: a ex de Patch = a mulher loira que queria matar a bella).
       Voltando um pouco para Patch, outro ponto legal que achei dele é que ele não é de todo bom, pelo contrário, ele tem uma grande parte de maldade dentro de si, o que não é usual nos YAs.

       Pontos Negativos: Não é porque eu gostei (e não amei) este livro que ele não tem pontos negativos, pelo contrário. A autora trabalhou tanto no sarcasmo de Patch que o deixou extremamente irritante, como já disse, fiquei com ódio dele muitas vezes.
       A autora tentou mudar um pouco os anjos, e fez algo com o qual não concordei. Dar sexo (masculino, feminino) aos anjos. Gente, todo mundo sabe que eles são assexuados, ou pelo menos são até escolherem algum sexo, porém no livro parece que não é assim. Muito estranho, para mim é quase uma falha. Além também de o Patch na verdade ser um demônio (já que ele caiu), mas ela suaviza o termo dizendo 'anjo caído'.
       A ação como já disse demora muito para chegar, mesmo com o livro fluindo, quando ela descobre o que o Jace é o livro praticamente acaba. E a ação também nem é tão 'tensa' quanto eu esperaria (semelhante ao que aconteceu em Diários do Vampiro).

       Conclusão: Bom gente, o livro é bom. Não é maravilhoso, ou fantástico ou qualquer outro adjetivo semelhante que costumo usar, mas é bom sim. Recomendo a leitura para aqueles que estão procurando algo mais leve e rápido (li em 2 dias). Espero que tenham gostado da resenha, e não se esqueçam de comentar :D Beijos a todos ^^


Classificação
Capa:  de 5
Diagramação:  de 3 
Enredo:  de 5
Desfecho:  de 5