Pages

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Resenha - Diários do Vampiro: O Despertar de J. L. Smith



       Desculpem-me mais uma vez por ter atrasado vários dias com este post, mas comecemos.


Características
Nome: Diários do Vampiro: O Despertar (Vol.1)
Nome Original: Vampire  Diaries
Autor: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Estilo: YA/ Vampiros


Sinopse
Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.


Resenha

       Minha Sinopse: A história se passa em Fell Church, onde Elena volta a morar após a morte de seus pais e é lá que ela conhece um cara muito por quem ela se apaixona, mas ele esconde muitos segredos, e alguns inimigos também.
        Pontos Positivos: Gente, vou dizer que este é um livro apenas e apenas para distrair, como já ouvi por aí: um livro pipoca. Não esperem nada de profundo, alguma narrativa emocionante e descritiva, divagações lindas e reflexivas ou uma construção maravilhosa. Mas, preciso dizer também que comecei este livro com MILHÕES de preconceitos, porém, acreditem se quiser, ele conseguiu fazer com que eu me desfizesse deles. No início, eu pensei "bom, agora vou ler um crepúsculo sem lobisomens", e esperei muita gayzisse e amorzinhos sem graça, mas no decorrer da história comecei a ver que não, havia muito foco no passado do Stefan tal qual sua relação com seu irmão. O amor mesmo só foi rolar lá pro final, e ainda sim sem tanto foco quanto se era de esperar.
        Outro ponto que me fez suspirar de alívio é que os vampiros não podem sair ao sol, e muito menos brilham! Na verdade o Stefan e o Damon podem sim sair ao, porém, isso se deve apenas por eles terem um anel que lhes dão tal habilidade.
        O sangue também é tratado de uma forma bem legal. O sangue humano é bem mais forte que o sangue animal, e sacia muito mais também.

        "Sangue humano. O elixir definitivo, o vinho proibido. Mais inebriante do que qualquer bebida alcoólica, a essência ardente da própria vida. E ele estava tão cansado de reprimir a necessidade."

       O Stefan tenta não tomar sangue humano, mas acaba sempre tomando, mas sem matar sua vítima, e isso é legal também, porque aquela historinha de vampiro vegetariano é ridícula. 
        Não estou escrevendo este post para fazer comparação com o seriado, pois já fiz isso no meu quadro do Dicas da Gi, mas só para vocês terem uma ideia acreditem: o livro é trilhões de vezes melhor que a série, pois um dos meus medos também ao ler o livro também era encontrar aqueles trilhões de clichês que a série possui. Algumas cenas da série foram cortadas, mas cenas maravilhosas, na verdade a cena do baile do livro é a mais legal de todas, e na série substituíram por uma cena de uma festinha em meio a floresta muito sem graça. 
        Quanto a escrita, como já disse, é normal, nada demais, mas também não tem aquele toque amador como em Cidade dos Ossos.
          Achei interessante também as idas ao passado de Stefan, e interessante ao ponto de até mesmo imaginar que seria legal um romance histórico de vampiros, talvez até escrito por ela mesmo.
        Pontos Negativos: Um ponto negativo bem forte é  livro ser minúsculo. A ação que ocorreu no final não foi tão tensa ao ponto de ser o clímax de um livro. O amor dos dois se dá meio que sem sentido, embora houve um bom tempo para eles se declararem e tudo mais, correndo num ritmo legal. Mas simplesmente a Elena conhece o Stefan num dia, e dois dias depois já está perdidamente apaixonada fazendo de tudo para tê-lo. A reciprocidade é a mesma, claro. O Damon assim como na série aqui também é meu personagem favorito. Talvez porque é o único que no livro tem uma personalidade mais bem construída (e na série é o que atua melhor), mas os outros não, são todos muito parecidos. É considerável que não houveram páginas suficiente para tal, mas mesmo assim ainda senti falta de uma construção melhor da personalidade dos personagens. 
         Não espere também uma interligação dos fatos, por exemplo, algo que acontece no começo do livro seja retomado no final, resultando numa maior construção da história em síi (algo que é bem difícil de se fazer, já que dessa forma a história tem que estar totalmente pronta na cabeça do autor). O enredo corre continuamente sem retomar elementos passados (neste momento não estou falando das lembranças do Stefan).
        Conclusão: Bom, eu indico este livro, não para você comprar, acho que não valeria a pena, dependendo do preço, mas para pegar numa biblioteca, ou troca no Skoob ou emprestado de algum amigo. De qualquer forma, leiam sim, é um bom passatempo, gostei trilhões de vezes mais deste que de Crepúsculo, e por favor, gente, não me xinguem, pois nem eu entendo qual é minha visão sobre Crepúsculo, já que vivo xingando-o, mas toda vez que lança um filme no cinema eu corro pra ver kkkkkk. 
        Meus lindos, um beijo para todos, e até o próximo post. Ah, e não se esqueçam de comentar e de seguir o blog ^^

Classificação:
Capa:  de 5
Diagramação:  de 3 
Enredo:  de 5
Desfecho:  de 5


                                            



Henrique Marques