Pages

domingo, 17 de junho de 2012

Eu que Vario - Branca de Neve e o Caçador


Olá queridos, essa resenha vai estar totalmente fora dos padrões de formatação do blog porque meu notebook deu problema no HD então estou postando pelo iPad, mas assim que eu entrar no computador eu arrumo :D.



Quando fui assistir a Branca de Neve e o Caçador possuía várias expectativas boas para o filme, e confesso que ele conseguiu surpreender-me ainda mais!
Sim, é uma releitura muito boa, mas muito boa mesmo, já assisti a outras como a releitura de Chapeuzinho Vermelho (A Garota da Capa Vermelha), mas que não me agradaram tanto assim (é bom, mas não tanto). Agora Branca de Neve e o Caçador é de longe a melhor releitura dos últimos anos (ainda não vi A Fera, só para constar).

O filme fala que quando Branca de Neve era ainda criança, após a morte de sua mãe, seu pai se casa com uma mulher que foi encontrada no final de uma batalha na guerra, e no outro dia, eles estavam se casando (sim, rápido assim mesmo). Na noite de núpcias a, agora, rainha mata o rei e aprisiona a Branca de Neve no quarto mais alto da torre mais alta (e isso na verdade é um erro do filme, pois numa cena do quarto da Branca é possível ver que existem torres mais altas que a dela). Na fuga da Branca, ela vai para a Floresta Sombria, e então a bruxa contrata o Caçador para buscá-la (não vou contar o motivo pela busca, porque ele é muito legal).

Não vou contar mais, pois a partir daí tudo fica maravilhoso, mas enfim, falando um pouco da atuação, infelizmente, mas muito infelizmente mesmo, no cinema em que fui só havia sessões dubladas, de forma que quando falo da atuação estarei restrito às expressões faciais, movimentos, envolvimento nas cenas de lutas e semelhantes. A atuação da Charlize Theron é assim, fora do comum! Maravilhosa é muito pouco. Ela consegue expressar toda a soberba, ganância, orgulho, ódio, fúria e desespero maravilhosamente bem. É algo realmente fora do comum, e até mesmo com a dublagem as cenas ficaram ótimas, também devo deixar uma ressalva de que a dublagem também ficou muito boa, na medida do possível. Acho que não tenho outras palavras para expressar quão boa foi a atuação da Charlize Theron (a bruxa). Agora indo ao Caçador (o cara lá do Thor, cujo nome não sei), atuou bem sim, gostei mais dele no Thor, confesso, mas aqui não deixou a desejar, ele lutou bem, com certeza, conseguiu também passar todo o drama pela perda de sua mulher, mas não houve nada de magnífico como com a Charlize, talvez até mesmo porque o papel não proporcionou cenas assim para ele, mas enfim.

Agora, a atuação mais esperada: Kristen Steweart. Bom, está melhor que em Crepúsculo, com certeza, isso sem dúvidas mesmo, mas gente, não sei, continuou faltando emoção. Sabe, pelo que vi de cenas em inglês na internet, ela não demonstrou amadorismo, ou falas decoradas ao falar, mas ainda está com um grande déficit de emoções. Na cena da Floresta Negra ela até que conseguiu passar um certo desespero, algo que até me surpreendeu, mas quando chega a hora do Discurso Motivacional (vocês saberão que parte é essa) simplesmente não vai. Não vai mesmo, essa cena foi deplorável, na verdade, acredito que a música de fundo emocionou muito mais que o discurso dela. Em partes o discurso não fazia sentido, em outras, ela não passava nenhuma emoção (nenhuma mesmo), só percebi que aquilo era um Motivacional quando todos levantaram os braços e começaram a gritar. Mas enfim, ela melhorou, mas ainda não está ao nível de produção/atuação dos outros elementos deste filme.

Algo que me impressionou muitíssimo foi a fotografia. Ela está magnífica também, passa exatamente aquele toque de terror maravilhoso que é dado intencionalmente à história inocente e infantil. Melhor exemplificando, imaginem uma fotografia típica de Tim Burton, porém sem as esquisitices (como nota, as esquisitices de Tim Burton são maravilhosa, não estou em momento algum criticando-as). A fotografia de Branca de Neve e o Caçador ficou bem melhor que a de A Garota da Capa Vermelha (que também é boa). Quanto a produção os adjetivos são os mesmos: maravilhosa, magnífica e tudo mais. A forma com que o espelho foi pensado deixou-me de boca aberta, para mim, foi a melhor surpresa. A Floresta Sombria, também, foi produzida de forma a passar todo o desespero e confusão que ela devia mesmo passar. Enfim, muito bom.

Passando um pouco para enredo, também acompanha o nível de qualidade dos outros pontos do filme. Toda a forma com que a bruxa foi construída, explicando sua maldição, todos os porquês de ela querer o coração da Branca, e mostrar que ela a queria morta não apenas por inveja, mas sim, pela busca da… (não vou contar kkkk), enfim, a lição de moral aqui passa de inveja para outro defeito, e o roteirista conseguiu ser muito ousado e bem sucedido neste ponto. O enredo não leva nota 10 (e sim 9 talvez) apenas por não ter mostrado a origem do espelho. Ele sempre me intrigou. Gostaria muito de saber sua origem, e tenho certeza de que se tivessem o feito, teria um resultado muito bom.

Concluindo, o filme é muito bom, em alguns poucos elementos, eles pecaram, mas no geral está muito bom. Quanto ao final não posso dar minha opinião, pois eu gostei, mas vi muitas pessoas que ficaram chocadas e outras ainda que odiaram, enfim, só assistindo mesmo para vocês saberem. Bom gente, desculpem-me pela euforia, mas eu tentei analisar bastante os termos técnicos nos limites da minha pobre percepção e do meu pobre conhecimento técnico, entretanto, corrijam-me caso for necessário, e mostre-me caso deixei passar algo. Um beijo a todos.