Pages

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Resenha - Divergente de Veronica Roth


       Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
       Minha experiência com Divergente:  Divergente foi mais uma entre tantas outras distopias que foram lançadas no embalo do sucesso estrondoso que foi  Jogos Vorazes, de uma hora para outra a busca pelo gênero se tornou intensa e conquista cada vez mais fãs de diversas series literários dignas de atenção. Como o livro mais comentado da vez, Divergente escrito pela escritora  estadunidense Veronica Roth, foi um sucesso imediato entre os leitores brasileiros, em todos os blogs já podem ser vistas resenhas maravilhosas sobre a obra, e foi isso que me deixou ainda mais ansioso para ler e ver se a historia era mesmo digna de tanta admiração ou se era apenas centenas de paginas cheias de rostinhos bonitos e declarações de amor melosas. Então na primeira oportunidade que tive, adquiri meu exemplar, e logo me dediquei a sua leitura.
       Pontos Positivos: Muita gente anda comparando algumas semelhanças entre Divergente e Jogos vorazes, o que é inevitável, pois elas realmente existem, embora ao mesmo tempo sejam distintas. A autora  soube criar uma historia envolvente que faz com que nos dediquemos horas a fio em sua leitura, a tensão na historia é frequente e a evolução da personagem principal Tris é notável. Falando em personagens, os que habitam esse livro são simplesmente  adoráveis, é impossível não se apaixonar pela doce e companheira Christina, ou se deixar levar pelas brincadeiras do jovem Will, cada um com seus defeitos e diferenças que de certa forma parecem se completar. E também devo falar dos vilões, eles estão tão presentes quanto os demais personagens, criando intrigas e discussões.
       É claro que não podia faltar um romance na historia, e eles esta presente desde o inicio.Não é uma paixão enlouquecedora, ou um sentimento arrebatador que aparece de imediato. A química entre os personagens aparece aos poucos no desenrolar da trama, no começo parece uma tensão criada pela situação de frequente adrenalina, mas aos poucos é possível notar a atenção direcionada para o romance.
       Pontos Negativos: Algo que não me agradou muito foi a forma como o final do livro se desenrolou. Até o capitulo trinta e dois a historia flui com muita tranquilidade, porem desse ponto em diante parece que a autora teve uma certa ”emergência “ no proceder da trama o que me deixou um pouco decepcionado, pois esse livro tinha tudo para ser perfeito.
       Outra coisa que não gostei foi a forma como a autora se “desfez” de alguns personagens que tinha tudo para crescerem e ganharem ainda mais importância na historia, espero que não seja mais uma modinha se instalando, pois personagens bem estruturados serem mortos de forma tão desnecessária é realmente um desperdício.
       Edição: Divergente foi publicado no brasil pela editora Rocco. Como é de costume no brasil, a editora manteve a capa original da publicação americana, o que foi uma boa decisão, pois ela realmente chama a atenção devido ao contraste de cores vividas, as paginas são amarelas e a boa diagramação torna a leitura confortável, .
       A tradução foi feita por Lucas Peterson e quanto a revisão devo dizer que esta de parabéns, em um livro grande como esse (502 paginas) não consegui encontrar nenhum erro que incomode durante a leitura.
       A quem indico: Indico esse livro a você que gosta de um livro com boa escrita e com ação do começo ao fim, essa foi uma das poucas historias na qual não me entediei, pois a cada capitulo a autora aborda um tema diferente, como romance, aventura e mistério, o que deixa o leitor eletrizado e ansioso para devorar cada pagina.
O livro que dará sequencia a trilogia já tem capa e o lançamento esta previsto para Abril deste ano, clique aqui para conferir a capa do segundo volume da saga, Insurgente.